sexta-feira, 4 de abril de 2008

Analise a Patapon

Pon, pon, pata, pon. Pata, pata, pata, pon, (Ataquem e marchem meus fies Patapons). Patapon é um jogo especial porque é simplesmente inclassificável, a coisa mais próxima do mesmo seria um Action Role Playing Real Time Strategy Ritm Based Game (ARPRTSRBG) e mesmo com esta complicada e estranha definição ainda falta referir alguns elementos do jogo, mas é graças a sua jogabilidade quase inclassificável que Patapon é um excelente jogo.


No começo do jogo somos introduzidos a lenda dos Patapons Ancients, uma tribo ancestral cuja a força do seu exercito fazia com que nenhuma terra fosse inconquistável, nenhum inimigo indomável e nenhum tesouro fora do alcance mas apesar da sua força e valentia nunca conseguíram obter aquilo que realmente desejaram, chegar ao Eatrhend, um local onde os Patapon poderão por os olhos sobre o tal e ser-lhes a garantido alegria eterna, mas os tempos mudam e agora os Patapons estão confinados a um numero pequeno e fraco de unidades.


Neste jogo nos somos o Almighty e temos de guiar os nossos fies e corajosos Patapons através do ritmo, esse mesmo ritmo é mais uma das razões que torna este jogo tão especial, a mecânica do jogo é simples mas elaborada algo como bater em algumas teclas numa maneira rítmica e seguir um padrão definido de "musicas" é algo que nos absorve completamente, mas é uma pena que essa formula tão bela perda por causa da repetitividade antes de algumas missões é caça, caça, caça, bosse e finalmente missão.


O design do jogo é excelente e por falar em design dêem um saltito a esta pagina www.rolitoland.com, o rolito fez um excelente trabalho de design neste jogo as estruturas são fluídas, animadas e extraordinariamente belas. A musica é talvez a parte mais importante do jogo porque ela não esta por definição no jogo, somos nos que as fazemos com os tambores e quando as animadas vozes dos Patapons se juntam a batida no modo Fever o fulgor da batalha torna-se cada vez mais animado e incrível, tão animado e incrível que nos absorve completamente.


O jogo é bastante longo, tem umas boas 15 missões principais e mais as missões secundarias de caça e bosses e adicionando os mini-jogos que se podem desbloquear através de acções especiais que fazemos durante o jogo podem contar com umas boas 20 a 25 horas de diversão.



Patapon é uma excelente proposta e tinha levado um 9\10 se não fosse pela repetitividade que se nota algumas vezes mas não é por causa disso que deixa de ser um excelente jogo, obrigatório para qualquer possuidor de uma PSP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que cagada de texto!