domingo, 17 de fevereiro de 2008

Grand Theft Auto IV





















O nome fala por si próprio. A famosa e polémica série Grand Theft Auto acaba de entrar na nova geração, com o IV jogo da série (chamado assim visto que a trilogia III, Vice City e San Andreas acabou neste último) a ser anunciado a 9 de Maio, na E3, por Peter Moore (na altura vice-presidente da Microsoft). O simples arregaçar da manga mostrou uma tatuagem com o logótipo de GTA IV. A notícia correu a Internet e a Rockstar não tardou a mostrar aos jogadores aquilo que eles tanto esperavam: uma simples contagem decrescente no site oficial, com um fundo negro e o logo de GTA IV foi o suficiente para arrastar milhões de fans de volta do site à espera do primeiro trailer e primeiro olhar ao novo e promissor jogo. Foi de tal maneira o entusiasmo que, na hora em que o este foi mostrado, a enchente de fans provocou o crash total dos servidores (tal como foi noticiado, “GTA IV crashed the Internet”). Por todo o lado os membros encheram os fóruns (aqui no PTGamers tivemos um bom exemplo disso) postando que nem loucos sobre a estreia do trailer. E este não desiludiu: um minuto e três segundos de vídeo mostraram uma nova Liberty City (baseada em Nova Iorque) com um detalhe espantoso (comparado com jogos anteriores) e focando vários edifícios conhecidos, como o Empire State Building, a Estátua da Liberdade, o Flatiron Building, entre outros. Além disso, como o trailer foi feito em câmara rápida, é possível apreciar os efeitos de luz e sombra em todos os objectos, a vida citadina de Liberty City e ainda ver e ouvir a personagem principal, Niko Bellic, com as seguintes palavras: “I killed people. Smuggled people. Sold people. Perhaps here, things will be different.”

Depois de cada frame analisado, visto e revisto, discussão acesa sobre Niko, identificação de tudo quanto era possível no teaser, começaram a chegar novas informações. E é nisso que me vou focar a seguir.

Em GTA IV encarnamos a personagem de Niko Bellic, um imigrante da Europa de Leste que viajou para Liberty City pressionado pelo seu primo Roman. Este contou-lhe que estava a viver o Sonho Americano, que tinha mansões, carros, mulheres e dinheiro. Niko acredita e aproveita assim para escapar ao seu passado turbulento. No entanto, assim que chega apercebe-se que o seu primo lhe mentiu e que em vez das regalias descritas aquilo que ia encontrar era um primo desesperado, com dívidas para pagar e apenas uma pequena firma de táxis como negócio. Ambos iam ter de sobreviver na dura cidade.

O jogo vai usar o motor RAGE (Rockstar Advanced Game Engine), já anteriormente utilizado em “Rockstar Games presents Table Tennis”. Este motor cria efeitos atmosféricos, de luz e sombra que dão à cidade todo um novo visual à medida que o dia progride (como é possível ver no primeiro trailer); não haverá loadings para carregar o mapa de jogo (excepto o primeiro, bem entendido), nem mesmo ao entrar ou sair de edifícios (um feito bastante impressionante, visto o tamanho e o realismo da cidade); as texturas das estradas são muito variadas, ao contrário de jogos anteriores, pois agora até podemos encontrar placas de metal para que tapam algum buraco (fruto de uma obra); o sol, quando visto através do pó terá um ar bastante realista e além disso, destroços projectados serão muito mais credíveis. Todos os saltos, lombas e deformações do mapa terão agora um ar mais realista, não sendo apenas polígonos, mas tendo também aplicado texturas adequadas para dar um ar mais real e de maior profundidade ao cenário; a água, vidros, carros e afins serão mais brilhantes e terão melhores reflexos que em jogos passados. Também visível em trailers que se seguiram são os danos que os veículos podem tomar, com os vidros a partir consoante as balas, pneus a furar, marcas de tiros, enfim, um espectáculo para os olhos, que já fazia falta em GTA.

Como já foi possível ver num vídeo, a física de GTA IV será muito superior ao de jogos anteriores, mais realista. Usando o sistema “Euphoria”, criado pela NaturalMotion, Niko pode agora agarrar-se a camiões e helicópteros, balançando seguindo as regras da física; todas as variações do terreno vão afectar o jogador e os NPC, acabou o típico andar plano a subir uma encosta, por exemplo; o poder de fogo das armas será bem representado, com os atingidos a cair de forma realista e não simplesmente a “deitar no chão”; os “ragdolls” em casos de atropelamento serão bem mais realistas, com as pessoas a serem projectos e a rebolar pelo chão. O sistema de luta sofreu também uma total remodelação, mas sobre isso não se sabe mais nada.

Em termos de jogabilidade, nem uma única imagem foi até agora apresentada mostrando verdadeira acção ingame. Ou seja, para aquilo que vai ser descrito a seguir precisam de usar a vossa imaginação e supor o que podemos esperar.

O telemóvel será agora um importante objecto para o progresso no jogo. Com ele podemos receber e fazer chamadas, iniciando assim missões, além de chamar táxis, comprar armas, tirar fotografias, ler mensagens e organizar os nossos contactos. A vida de Liberty City não será mais um mundo de NPCs que apenas andam de um lado para o outro ou fogem se houver problemas. Não, em GTA IV os pedestres fumam cigarros, lêem livros, jornais, falam aos telemóveis, entram e saem de edifícios. Actuam portanto como deviam. É possível subir e descer por postes, cabines de telefone e escadas de incêndio; as animações de entrada nos carros são variadas, sendo uma delas partir o vidro com o cotovelo e fazer uma ligação directa; é possível manejar os nossos fundos numa típica caixa multibanco (e também deve dar para a assaltar); é ainda possível aceder à Internet em Liberty City, a partir de cafés ou qualquer computador (para que servirá ao certo não se sabe, mas talvez possamos vir ao PTGamers postar). Um facto novo é o multiplayer e seim, finalmente GTA vai ter multiplayer oficial, no entanto não será um “massive multiplayer game”, como afirmado por Dan Houser, vice-presidente da Rockstar Games. Mais alguns pormenores deliciosos (e recentes) é o facto de podermos encontrar coisas úteis nos carros que roubamos (provavelmente armas ou dinheiro); Niko vai usar capacete enquanto anda de mota e caso caia, fiquem descansados porque o WASTED continuará igual: vamos ter ao hospital, perdemos todas as armas e algum dinheiro. O ambiente será mais imersivo, com sons de armas, explosões e afins, marcas nas paredes de tiroteios, etc. Em GTA: San Andreas é possível ouvir isso um pouco, embora já tenha acontecido no meio do mar ouvir disparos de AK, provavelmente algum gang a pescar para o jantar, quem sabe. Espero que em GTA IV isso não aconteça.

A polícia continuará a ser a nossa companheira quando cometemos algum crime. Cada asneira feita só será punível se houver testemunhas (em jogos passados, mesmo no meio do deserto se se explodisse um granada a polícia vinha atrás de nós) e a esta apenas nos poderá perseguir se souberem onde nos encontramos e se nos tiverem visto, obviamente. Fugindo da área de procura sem ser encontrado equivale a limpar o nível de procurado (estilo Need For Speed Most Wanted). Em termos de tamanho, GTA IV é relativamente similar a GTA: San Andreas. No entanto, o tamanho do mapa será muito mais pequeno, isto porque não existirão desertos ou zonas rurais em Liberty City. A cidade é a maior que a Rockstar alguma vez criou e cada rua terá uma placa com o seu nome.

Falando das missões, é possível agora fazer mais do que uma missão ao mesmo tempo, Por exemplo, algumas delas podem levar vários dias a completar e podem envolver esperas por chamadas telefónicas, logo podemos fazer outras coisas enquanto esperamos. Além disso, há maior controlo sobre o destino da história e mais escolhas.

E é isto que se pode esperar em GTA IV e muito mais. Conhecendo a Rockstar, é inevitável pensar que este jogo será, mais uma vez, digno do nome e da fama que a série já tem. Esperemos que sim, que GTA IV não desiluda e que seja um grande jogo, em todos os aspectos o que, pelo andar da carruagem parece que será. Dia 29/04/2008 ficaremos a saber, na Xbox 360 e PlayStation 3.

Nota: Nada foi confirmado relativamente a uma versão PC. No entanto, como os anteriores jogos acabaram por receber a conversão uns meses mais tarde, é de esperar que GTA IV siga as mesmas passadas. Em breve tudo se saberá.


Texto escrito por GTA_Crazy em 2008-2-13, podendo ser encontrado aqui.

2 comentários:

BigLord disse...

Lol, foram buscar isto ao PTGamers, malandros... pediram autorização ao GTA_Crazy para postar isto aqui? :P

Unknown disse...

Sim, BG tem a devvida autorização do GTA_Crazy e como podes ver no fim do artigo "Texto escrito por GTA_Crazy em 2008-2-13, podendo ser encontrado aqui"