terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Uncharted : Drake's Fortune


Lembram-se da primeira vez que viram Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida ? Como rapidamente nos identificámos com um protagonista que pouco tinha de herói , para partir numa aventura fantástica em busca da Arca da Aliança onde o X nunca marca lugar do tesouro ? Boas memórias essas , que Uncharted : Drake's Fortune faz questão de renovar .

Uncharted : Drake's Fortune é um título de várias influências . Na base é um jogo de acção e aventura na terceira pessoa que utiliza um sistema de plataformas e puzzles semalhante a Tomb Raider e os recentes Prince of Persia , misturado com uma mecânica de tiroteio e abrigo semelhante ás de Gears of War e Ghost Recon : Advanced Warfhiter . De todos , é Tomb Raider que mais semelhanças partilha com Uncharted , embora a esperiência oferecida pelo jogo Naughty Dog se concentre mais na acção e menos na exploração que as anteriores aventuras de Lara Croft.
Em atitudes e acções , é Indiana Jones quem parece emprestar carácter á personagem principal , Nathan Drake , um jovem que acredita ser descendente directo do explorador inglês , Sir Francis Drake . Patrocinado por um jornalista de televisão que tem como objectivo filmar toda a aventura , Nathan parte á descoberta do caixão de Sir Francis , algures no mar do Panamá . O jogo começa precisamente neste ponto , com a descoberta do caixão e com a revelação do seu conteúdo , um diário que indica a localização do tesouro "El Dorado".

O que acontece a seguir segue a linha testada e comprovada dos jogos e principalmente filmes de aventura , uma perigosa cruzada em busca deum tesouro perdido , que por diversas ocasiões testará as capacidades do improvável herói . O enredo é no seu geral previsível , mas tem as suas reviravoltas , algumas com impacto na jogabilidade , que não mencionaremos para não estragar a experiência a ninguém.

Nessa demanda em busca do El Dorado o jogador terá de percorrer uma série de localizações , maioritariamente na selva . Templos antigos , túmulos armadilhados , catedrais e até cidades naufragadas são alguns exemplos do que vos espera neste aventura .

Piratas modernos

Como substitutos aos nazis dos filmes de Indiana Jones vão encontrar um bando de "piratas modernos" , que tal como Drake procuram encontrar o ouro deixado para tás por Sir Francis . Estes piratas estão bem armados , são relativamente inteligentes e oferecem excelentes oportunidades para empolgantes trocas de tiros . Existem outros inimigos para defrontar , alguns com poder bélico mais poderoso que os piratas , entre outras supresas que terão de descobrir quando jogarem . De qualquer forma , o combate assume-se como o elemento mais importante de Uncharted , seja físico ou com armas de gofo , relegando as secções de exploração para segundo plano.


Utilizando um sistema de abrigo competente , o jogador pode proteger-se dos disparos inimigos para depois apontar certeiro no momento apropriado . Em alternativa , é possível disparar ás cegas , sem comprometer a cobertura , ou optar por arremessar granadas . Nada disto é novo , mas está muito bem feito aqui . A abordagem da personagem ás paredes ou estruturas que a protegem é instintiva , bastando pressionar num botão para colar Drake ao cenário . Com esse mesmo botão , e dependendo da direcção pressionada , o jogador pode abandonar facilmente o abrigo ou mudar-se para outro de forma semi-automática.


Coerente com as secções com armas de fogo , o combate físico é também bastante positivo , embora algo simples . Existem poucas combinações de botões , mas os movimentos são variados e reagem de acordo com as posições das personagens e com o ambiente em redor . Por detrás de um inimigo , Drake pode saltar para as suas costas e torcer-lhe o pescoço ou empurrar um oponente contra uma parede próxima . Simples , mas eficaz . Existe uma combinação de golpes poderosa que requer bom timing para ser concluída com sucesso , que recompensa o jogador , não só com a aplicação de um poderoso golpe no oponente , mas também com o número de munições deixadas pelo inimigo , duplicando-as independentemente da arma que carreguem .


De fácil resolução

Também satisfatórias , mas menos impresionantes , estão as secções de exploração , dado que os puzzles resolvem-se com relativa facilidade e as plataformas não apresentam a mesma qualidade que os jogos já referidos demonstraram . Nestas secções os movimentos de Drake são algo limitados , embora apresentem variedade e fluidez . Uncharted é um jogo de acção que intervala os tiroteios com breves sequências de saltos e puzzles , não o oposto . Tenham isso em consederação se estiverem a ponderar comprar o jogo pelas secções de exploração .


Melhor é o visual que enche Uncharted de vida . Tremenda variedade de animações , modelos detalhados , texturas lindas , cenários de roubar o fôlego , sombras em tempo real , física realista , objectos destrutíveis ... enfim , tudo o que exigimos dos melhores feitos técnicos de hoje . Mantendo a tradição da Naughty Dog com Jak , Uncharted não apresenta um único ecrâ de loading durante o jogo , excepto o obrigatório carregamento de dados inicial . Claro que eles existem , disfarçados entre cutscenes e específicas secções de jogo , mas desta forma não causam as brucas interrupções da acção normalmente associadas a esta maldita obrigação técnica .


De qualidade igualmente louvável , o som de Uncharted mantém o excelente trabalho de localização portuguesa , com vozes bastante competentes . Exprimentei mudar o idioma inglês para o idioma português , vão ver que preferem o idioma português , devido á sua qualidade .


Uncharted aparece na Playstation 3 como o seu melhor exclusivo até á data e exemplo do que o futuro reserva aos jogadores desta consola . Peca um pouco pela longevidade , mas enquanto dura é um dos melhores jogos de acção e aventura dos últimos tempos . Lara Croft terá de suar muito na sua próxima aventura para fazer esquecer Nathan Drake que chegou para ficar !

Gráficos 9.5/10 : Paisagens de sonho ganham vida no verdadeiro portento técnico da PS3 ;



Jogabilidade
9/10 :Não inova , mas oferece grande coesão em todos os sectores ;


Som 9/10 : A habitual qualidade acima da média nos épicos da Sony ;


Longevidade
7.5/10 :O ponto mais fraco do jogo , embora dentro da média das 10 horas .

Opinião final - O passado da Naughty Dog não deixa motivos de suspeita , e este jogo confirma-o . Apesar de não inovar em nenhum sector em particular , Uncharted oferece uma aventura empolgante , com boa variedade de localizações e situações . Não dura muito , mas não deixem que isso vos impeça de desfrutarem daquele que é provavelmente o melhor exclusivo PS3 .

Nota final
: 9/10 .


Sem comentários: