quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Lost Odyssey

Outro dos RPG nipónicos produzidos pela Mistwalker para a xbox360 , Lost Odissey tem uma premissa interessante , mas por agora parece exigir algum trabalho devido a certos problemas em relação á história ou parte técnica . Algumas decisões de design parecem ainda não fazer muito sentido nos tempos que correm e ainda menos depois de Blue Dragon , que já por si era um RPG de contornos bastante tradicionais .


Duelo imortal

Por esta altura estão a pensar que isto não começa bem , mas realmente é verdade . Uma das razões é o não aproveitamento do seu potencial , especialmente a nível do conceito base da narrativa . O jogador encarna o papel de Kaim Argonar , um imortal com problemas de memória que , a pouco e pouco , irá recordar partes das suas muitas vidas , desde batalhas a familiares que foram morrendo com o passar dos anos enquanto ele continuava jovem e saudável . Um conceito familiar para quem conhece um certo filme que dá pelo nome de Highlander (Duelo Imortal ) .


O jogo começa muito bem , com uma cutscene brutal , que passa sem transição de CG para jogo em tempo real e respectiva batalha . Estas são por turnos , permitindo aos poucos as mais diversas acções consoante vamos evoluindo e aprendendo habilidades . Pouco depois , ao explorarmos pela primeira vez uma área deparamo-nos com um dos aspectos que poderão não agradar a muitos jogadores a nível de design , nomeadamente a presença de combates aleatórios . Mesmo assim , o sistema de combate não se mostrou mau de todo nesta versão . O que pode vir a incomador um pouco neste jogo é o tempo de loading . Estou a falar de uns 20 segundos até começar cada batalha , a que se juntam carregamentos consideráveis para as mais variadas acções , desde aceder ao menu para fazer save a entrar numa porta e por aí adiante , sendo algo que todos esperamos ver melhorado na versão final .

O abuso a nível de número de cutscene também tem que se lhe diga , e vou percebendo o porquê de tantos DVD de jogo . Pena é que grande parte delas sejam pautadas por diálogos clichés bastante maus por uma fraca direcção artística . Nas 13 horas que demorei a terminar o primeiro DVD assisti a algumas das piores situações que pude ver vislumbrar recentemente num RPG . A salvação a nível de narrativa estava por agora nos sonhos e memórias que Kaim pode encontrar , que nos oferececm histórias em jeito de livro , muitas delas fantásticas , se bem que algo negras e acompanhadas apenas com imagens paradas e música ambiental .


Tecnicamente o jogo usa o motor gráfico Unreal 3 , e se esteticamente as personagens e NPC eram peculiares , os cenários que pude vislumbrar eram no geral belos e alguns , como as cidades , estavam já receados de bons pormenores que les davam vida , desde crianças a brincar a animais e por aí adiante .



Lost Odissey , mais ainda que Blue Dragon , é um RPG que apesar do seu aspecto mais maduro dirige-se aos fâs de jogos do género á moda antiga devido a certas decisões a nível de design e não só . Resta-nos esperar é que os problemas técnicos sejam resolvidos na versão final e saber se a história e narrativa ficarão melhores ao longo desta aventura , visto que nem isso nem as personagens tinham carisma do que vimos no anterior RPG da Mistwalker .




Sem comentários: