quarta-feira, 19 de março de 2008

Analise a Super Mario Bros

Mario (aliás Jumpman como era conhecido anteriormente) fez a sua primeira aparição em 1981, no jogo Donkey Kong, quando este personagem foi dado a conhecer ao publico tinha nascido um dos mais adorados e carismáticos personagens de todos os tempos, que ao longo de 27 anos de carreira nos tem brindado com títulos que fizeram dos jogos de plataformas o que eles são hoje.

No que toca ao grafismo de jogo hoje em dia não é nada de especial, mas naquela época era algo bastante bom com cenários coloridos e inimigos detalhados este jogo não deixa de por um sorriso na cara de qualquer retro gamer.
O jogo tinha varias mudanças de cenário ( como os esgotos, o castelo, etc....) que eram acompanhadas com uma ligeira mudança gráfica, nos esgotos por exemplo há uma ligeira mudança na luminosidade do jogo o que se nota nos inimigos. O jogo tinha um efeitos especiais bastante interessantes como as bolas de fogo e os foguetes que são lançados quando passamos o nível.



Toda a soundtrack deste jogo é simplesmente épica, sons que ficaram gravados na nossa memoria e que nos acompanharão para o resto da vida. A soundtrack deste jogo foi composta por koji kondo e mesmo com as limitações impostas pelo hardware daquela altura ele conseguiu criar uma soundtrack simplesmente linda que consegue transmitir muito bem a atmosfera do jogo, embora a limitada em faixas a soundtrack não deixa de ser espectacular e a musica do primeiro nível deve ser ouvida pelo menos uma vez na vida.




A simplicidade da jogabilidade da a este jogo de plataformas um certo carisma, o jogador apenas usa o D-pad e os botões A e B (A para saltar e B para correr), há vários power ups que podem ser apanhados durante o jogo (cogumelos, flores, ect....) estes aumentam os nossos poderes durante o jogo, a flor, por exemplo deixa-nos mandar bolas de fogo e a estrela da invulnerabilidade temporária.
O jogo é bastante comprido conta com cerca de 8 mundos cada um com 4 níveis cuja a dificuldade aumenta consoante o mundo em que se encontram.

Resumindo é uma óptima proposta que se pode adquirir por uns míseros 500 points (5 euros) na virtual console, quem já jogou vai-se, sem duvida lembrar das boas memorias que este jogo transmitiu e para aqueles que nunca o jogaram vão poder descobrir como tudo começou para o famoso canalizador.

Sem comentários: