terça-feira, 1 de janeiro de 2008

[Wii] Super Mario Galaxy

Uma consola da Nintendo sem Mario é um erro.
Durante cerca 27 anos no mercado das consolas, Mario foi criado pela Nintendo em 1981.
O que é, então, Super Mario Galaxy?
De uma maneira simples podemos considerar Super Mario Galaxy não só como um videojogo, mas também numa peça de arte onde tudo e todos estão em perfeita harmonia.
Na Wii somos brindados com um autêntico descendente de Super Mario 64, com a adição do Wii Remote e, novamente, uma belíssima direcção artística.
Olhando de outra maneira, talvez Super Mario Galaxy nem seja um jogo de plataformas. Construir um jogo inteiramente em torno das alterações da gravidade e da acção desenrolada em corpos celestes de diversas formas, tamanhos e feitos, cada um com a sua própria gravidade, é, ir “onde nenhum homem ousou antes ir”.
Como é habitual na série, o jogo começa com a princesa Peach a ser raptada por Bowser. Apesar de sermos seduzidos pelo mesmo argumento de há vários anos, a maneira como tudo acontece é algo diferente. Os campos verdes e as cidades coloridas, dão agora lugar a um observatório de cometas.
No observatório, podemos interagir com os Lumas, pequenas estrelas comandadas por Rosalina, uma misteriosa personagem que terá um papel muito importante no decorrer de toda esta maravilhosa aventura.
O observatório é o ponto de partida da aventura, pois será a partir dele que vamos partir à descoberta de todas as galáxias que compõem o jogo.
E se não conhecem a mecânica de exploração de galáxias, pasos de seguida a explicar: espalhadas pelas diversas galáxias estão as Power Stars, "matéria-prima" para restabelecer a energia na nave, para então poder viajar até ao centro do universo e resgatar a princesa Peach do Bowser.
Claro que no início não temos disposição todas as galáxias, pois temos de conseguir determinado número de estrelas para poder prosseguir a aventura.
De início pode-vos parecer muito repetitivo e aborrecido, mas não, pois a equipa de Super Mario Galaxy teve o cuidado de fazer as galáxias de maneira a que cada uma nos faça ter uma eperiência completamente diferente de todas as outras.
A forma como a gravidade é utilizada para uma jogabilidade inovadora é incrível: paredes, tectos, etc, tudo é acessível.
Para Mario viajar de planeta em planeta com a ajuda das "Launch Stars", estrelas através do abanar do Wiimote atiram Mario para outro local. O Wiimote e o Nunchuk nunca foram tão bem utilizados.
Se através da utilização do joystick do Nunchuk fazemos Mario mover-se, com o ponteiro do Wiimote derrotamos os vários inimigos que se vão cruzando connosco, activamos estrelas e podemos apanhar pequenos fragmentos apelidados de "Star bits", entre muitas outras coisas.
Os "Star bits" podem ser disparados contra os inimigos, ou oferecidos como refeição a criaturas (Hungry Luma) que, em troca de um determinado número de "Star bits", se transformam em novas galáxias.
Quanto ao desing dos níveis, não só temos níveis sempre apelativos, como temos também puzzles que são um desafio à nossa inteligência, mas sobretudo às novas maneiras de jogar.
Mario tem acesso a várias mutações indispensáveis para podermos prosseguir no jogo: a primeira transforma Mario numa abelha. Não só diverte visualmente, como a jogabilidade assume automaticamente outros contornos, uma vez que temos que dar uso às nossas habilidades de voo, escalar paredes de mel, etc.
Outras transformaçõe são: a atribuição a Mario para poder de congelar a água (Ice Mario), de transpor as paredes (Boo Mario), de disparar bolas de fogo (Fire Mario) ou de dar saltos enormes quando transformado (Spring Mario).
São necessárias mais de quinze horas de jogo para recolher o número mínimo de estrelas para completar o jogo (sessenta estrelas ).
Se Super Mario Galaxy é, de início um jogo acessível, talvez até demasiado fácil para os mais experientes, se quiserem apanhar as estrelas na sua totalidade, ou seja, 120, terão que se aplicar a fundo, pois a partir das 60 estrelas a dificuldade aumenta, e de que maneira!
Quanto ao multiplayer caso tenham um segundo Wiimote, um amigo vosso poderá ajudar a recolher "Star bits".
O segundo jogador pode, ainda, apontar o ponteiro directamente para Mario e pressionar o botão A, o que fará com que Mario salte mais alto, ou parar determinados inimigos.
Super Mario Galaxy tem uma qualidade no campo sonoro enrome: as vozes e os sons ambientes são os habituais na série, porém, a banda sonora é simplesmente genial.
Recorrendo a uma orquestra, os velhos temas da série ganham uma nova vida, e os recém chegados apresentam uma qualidade acima da média.
Galaxy é o renascimento, não só do Super Mario, mas também de um género. A combinação de uma jogabilidade perfeita, de uma banda sonora de sonho e de um grafismo mágico resulta no melhor jogo do ano para a consola da Nintendo. Super Mario Galaxy é uma compra obrigatória para quem tem uma Nintendo Wii e um excelente motivo para comprarem a consola caso ainda não a tenham.


Gráficos - 9.9/10
Som - 10/10
Jogabilidade - 10/10
Longevidade - 10/10

Pontuação Final - 10/10

É com muito prestígio que Super Mario Galaxy consegue arrecadar o Prémio "Jogo do Ano" do My Zone.

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