quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

[PC] Fahrenheit


Quando um filme se transforma num jogo…

Emoção, drama! Esses são os sentimentos que temos enquanto jogamos Fahrenheit. Mas o que será que David Cage, produtor do jogo, fez para esta obra ficar tão cinematográfica?

Antes de mais, recomendo vivamente que dêem uma vista de olhos ao tutorial do jogo, visto que a jogabilidade dele, apesar de simples, é fora do vulgar e ao menos que estejam habituados, vão ter sérias dificuldades ao inicio. Nada de preocupante, 5 minutos de jogo e já estarão prontos para o desafio a sério.

Começamos então o filme. Sim, um filme. Porque neste jogo não somos nada mais do que personagens de um filme-interactivo, como carinhosamente o trato.

A história vai nos por na pele de Lucas Kane, um pobre homem com decepções amorosas. Fraco e débil, dá por si a matar uma pessoa, sem saber sequer porque. A partir de agora somos nós que decidimos o futuro do Lucas. Arrumem todas as provas, não saiam feito loucos e quando descobrirem o corpo já vão estar em casa, descansados.

Mas se saírem feitos loucos, deixando o corpo esparramado na cena do crime e vão ser apanhados muito facilmente, sem contar que a vossa barra de estado sentimental desce bruscamente. A barra sentimental sobe e desce, consoante as vossas acções.


Continuando, após a cena do crime, a policia chama Carla Valenti e Tyler Miles, os detectives. Controlaremos ambos nessa aventura, e o objectivo principal é apanhar o Lucas. Portanto, este jogo não conta com uma história onde o que temos de fazer é salvar a personagem principal, como na maioria dos jogos, mas sim seguir o filme, onde vemos a perspectiva da historia de todas as personagens, como numa série.

Para uma história geral interessante e emotiva, temos de nos habituar as personagens, para uma cena mais comovente nos tocar mesmo. E nisso David Cage fez um excelente trabalhou, pois há medida que avançamos o jogo, aparecem sub-tramas para cada personagem que nos envolvem ainda mais na história.


As personagens jogáveis são, como eu já mencionei o Lucas Kane, a Carla Valenti e o Tyler Miles. Cada uma delas com uma personalidade diferente.

O Lucas, personagem principal esta deprimido, foge à policia e nem o seu próprio irmão acredita nele. Lucas vai levar essa historia até ao fim, custe o que custar. E esse custe o que custar é saltar por cima de carros, desviar-se de balas, etc...
Nada muito difícil para nós, afinal, a jogabilidade esta muito intuitiva, onde baste premir as teclas de acordo com o que aparece no ecrã. Cada tecla é uma cor e utilizarão 4 teclas no teclado com letras e 4 no teclado numérico. Simples e eficaz. Em relação a saltar por cima dos carros "Remenber, Don't try this at home"

O Tyler Miles é a personagem mais bem humorada do trio. Bem disposto, sempre com uma piadinha e grande atleta, dá outro animo, afinal passaremos grande parte do jogo no deprimido Lucas.

A Carla Valenti fica no meio termo. Nem alegre nem deprimida, é uma personagem séria, e trabalhara muito para desvendar o caso do Lucas.

Tudo perfeito para um filme! A historia é excelente e envolvente, a banda sonora assenta muito bem ao jogo, e as vozes não ficam nada atrás. Então o que falhou neste jogo, para não ter o desejado 10? Grafismo.

Eu nunca liguei muito ao grafismo, mas para um jogo de 2005, podia estar melhorzinho, apesar de não estar mau. Pouco trabalhados, e com alguns bugs( muito raros,) , que tiram logo o clima de suspanse todo.

Outra coisa quem em minha opinião é horrível, são os níveis em que temos de invadir uma base, enquanto o Lucas ainda era criança. Este nível vai dar muitas dores de cabeça, pois quebra o ritmo da história, e vão ser precisas umas (muitas) tentativas para passar o maldito.

Resumindo, o que podemos esperar deste Fahrenheit?
Um filme jogável, com uma historia de luxo, banda sonora a condizer mas um grafismo pobre.



Jogabilidade:
9/10 Intuitiva e simples. Excelente para o que se procura.


Gráficos:
6/10 Cumpre o seu objectivo, mas nada de especial.


Som:
9/10 Vozes adequadas e expressivas e uma banda sonora óptima.


Longevidade:
8/10 Contem com umas 10 horas de jogo.


Pontuação Final: 9/10

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