segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

[Wii] Big Brain Academy for Wii

Big Brain Academy for Wii é o 1º jogo da família BigBrain para a consola doméstica da Nintendo.
O jogo centra-se (sem nenhuma novidade) na resolução de quebra-cabeças (digamos exercícos de rapidez e atenção).
Podia ter começado a análise por dizer a pura das verdades: o jogo prende-nos ao ecran durante uns dias, não passa disso.

Não o fiz, pois acho que o jogo nem está assim muito mal.










Jogabilidade - 6/10
A utilização do Wiimote é a mais simples que se possa pensar. A sua utilização é o equivalente ao uso da estilete da DS, digamos que é uma espécie de rato para seleccionar menus e respostas! Sim, nada mais! Também que mais queriam de um jogo destes?
Quanto ao jogo em si, posso descrever o jogo de uma maneira muito simples: depois de escolherem o modo de jogo (que falarei mais à frente) têm 5 categorias: identify, Memorizy, Analyse, Compute e Visualise (cada uma destas categorias tem 3 "problemas").


















Em identify, tal como o nome indica, temos de identificar o objecto/animal que nos pede no menor tempo possível.
Quanto ao memorize, temos de memorizar tanto num "problema" a ordem por que são tocados sons, como memorizar a cara de certa personagem e identificá-le entre 3 possíveis qual é a correcta e o velho jogo de encontrar os passarinhos que se encontram em gaiolas em que temos de memorizar as gaiolas, depois estas são cobertas e "baralhadas" e dizer onde se encontram os passarinhos.














Em analyse temos de usar o cérebro quer seja num problema de identificar o intruso, quer na identificação de sólidos formados por cubos, quer a eliminar blocos para conseguirmos obter a forma pedida.
Chegamos então à categoria compute, onde obviamente temos a utilização da matemática, quer para estourar balões do mais pequeno para o maior (não por tamanho, mas sim pelo valor numérico), quer a fazer contas de somar ou a contar o nº de bolas (azuis e vermelhas) que entram para dentro de um cesto.
Para completar, o visualise oferece-nos um "problema" de diferenças, outro de colocar correctamente determinado objecto/parte de um desenho que foi retirada e construir a linha de comboio até à seta que indica a saída. Depois de analizados os jogos, posso dizer que o principal obstáculo a uma boa jogabilidade é a baixa dificuldade da maioria dos "problemas".


Gráficos - 4/10
Como seria de esperar, os gráficos não são nada de mais. Baseado em gráficos cartoonescos, com formas simples, poucos detalhes mas proporciona uma experiência de jogo bem divertida. Nada mais a acrescentar.


Som - 9/10
Nesta categoria podia dizer que, tal como os gráficos, nem seria de esperar nada de espantoso. Mas é aí que se enganam!!! É nesta categoria que o Big Brain Academy for Wii nos surpreende completamente.
Para começar temos um "Treinador Pessoal", que apenas o ouvimos através do altifalante do Wiimote, que desde o 1º contacto com o jogo nos ajuda. São coisas tão maravilhosas com um "bom dia" quando iniciamos o jogo, um incentivo durante a resolução dos ditos problemas, um aviso que a bateria do Wiimote está fraca, uma felicitação, um consolo, etc... São inúmeras as frases, vozes, etc que poderão ouvir ao longo da vossa experiência de jogo!















Longevidade - 5/10
Big Brain Academy for Wii permite-nos trazer 8 amigos lá para casa para ver quem é o mais "inteligente". Mas será que a longevidade se resume unica e exclosivamente ao multyplayer?
A resposta é um redondo não! Pois, mas tal não acontece em Big Brain Academy for Wii!
Jogamos 2/3 dias e talvez nunca mais olhemos para ele! Não é pela falta de modos de jogo, pois temos bastantes modos, desde praticar até jogo de equipa, teste à nossa mente, etc...
Mas, quando estamos sozinhos, a nossa escolha raramente se virará para Big Brain Academy, não sei explicar porquê, mas que é verdade é!


Pontuação Final - 6/10
Big Brain Academy é um bom jogo para passarem uns bons dias a jogar com os colegas! Não passa disso!

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