domingo, 23 de março de 2008

Análise a Gunstar Heroes


Nos tempos antigos (falo dos anos 80, 90...) havia jogos que nos passaram ao lado porque infelizmente não tínhamos dinheiro suficiente para os comprar, ou mesmo porque eram doutra consola que não a nossa, quando éramos Nintendo não podíamos ter Sega, e vice versa (salvo, claro está, tivéssemos dinheiro...)

É neste prisma que ouvi falar de Gunstar Heroes. Na verdade ouvi primeiro falar dele quando fui a um torneio de Wii e na Virtual Console do organizador estava esta perolazita, Gunstar Heroes. Decidimos jogar um bocadinho enquanto a pessoa que tinha o jogo pró torneio não chegava.

Eu fiquei literalmente boquiaberto. Era como o Metal slug... Mas melhor!!!

Aliás, essa é uma boa maneira de definir o Gunstar Heroes: um jogo shoot'em up, side scroller, em que podes controlar um soldado conhecedor de artes marciais e com uma pistola que pode armazenar diferentes tipos de balas (falarei disso depois)... ou então controlar DOIS desses soldados, com a ajuda de um amigo, mesmo como o bom e bonito metal slug.

Por falar em beleza, o grafismo do jogo está óptimo para um jogo com a idade que tem. Diga-se de passagem nem vão ter muito tempo para notar nos gráficos se estiverem mesmo a jogar, já que o gameplay do jogo... Enfim digamos que é um metal slug misturado com Smash Bros, devido à confusão que em certas alturas aparece no ecrã.

As outras alturas em que há menos confusão é nos bosses. Não vou mentir: são bem difíceis e há alturas em que me dá vontade de lhes atirar com o Wiimote e berrar "ASSIM MORRES, NÃO!?" enquanto a TV se parte. Mas todas as lutas contra bosses são tão divertidas que provavelmente nunca o irei fazer (além disso a minha mãe era capaz de se chatear).

A melhor maneira de derrotar os bosses, no entanto, é com a ajuda dos diferentes tipos de balas que se podem adquirir (há 4 diferentes, mais as suas combinações possíveis, já que podes ter 2 ao mesmo tempo e elas podem combinar-se... mesmo 2 iguais!), e ter o cuidado de escolher o tipo de disparo que preferes no início do jogo. És mais do género run n gun e que se lixem os inimigos, eles morrerão mais tarde? Então escolhe "Free shot" em que podes disparar enquanto corres. Caso contrário, tens o "Fixed shot", ideal para quanto tens de disparar num ângulo de 45º (contra um boss, por exemplo).

Só me falta mesmo falar do som: heh, é giro, não lhe vão dar muita importância se forem como eu, não há nada de épico mas nada que vos faça tirar o som à TV, também. A música tem momentos engraçados, mas obviamente não é o ponto forte do jogo.

Em resumo, 800 pontos na Virtual Console é o que terão de pagar por este jogo se o quiserem jogar na Wii, e acreditem que vale cada centi-ponto. O jogo é mesmo MESMO bom. Quem o jogou antes (quem teve a sorte de o fazer...) vai adorar jogá-lo de novo, e quem não o jogou... De que raio tás à espera?!

O MyZone avalia-o com 9 pontos em 10 = 5 estrelas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Caramba que já não se fazem jogos assim. Possivelmente o meu jogo favorito de Megadrive. Na altura era dos poucos iluminados em Portugal que tinha uma Super Nintendo, mas vinguei-me uns anos mais tarde, quando comprei uma Megadrive em 2a mão, assim como este jogo. claro, aidan hoje o jogo na Wii VC e não só... boa crítica, parabéns. :)

blackh0le69 disse...

Um dos meus jogos favoritos da mega drive, e que só tive oportunidade de jogar no decorrer deste ano lectivo.

No entanto já o comprei no Miau, só que como não tenho aqui a mega drive ainda so consegui jogar mesmo freeware. Nunca o acabei pela sua dificuldade, e porque não havia maneira de gravar.

Sendo os sonics os únicos jogos que destaco da consola, este vem logo a seguir.

BigLord disse...

blackh0le compra mas é uma Wii xD nem que seja pela onda de nostalgia derivada da Virtual Console ;)