sábado, 1 de março de 2008

PSP vs DS... Clash of the Portables

Antes de mais nada quero dizer que com este texto não pretendo de nenhuma maneira degenerir as consolas em questão nem insultar os possuidores das mesmas, o que pretendo fazer é uma comparação justa e parcial entre as duas consolas apontando, os defeitos e as qualidades das mesmas.

Começamos pela PSP

A PSP têm um grande ecran com óptima luminosidade e definição de imagem, a PSP também é um excelente media center portátil, que pode reproduzir MP3 e vídeo com boa qualidade. No que toca ao design da consola, este é soberbo, tem um brilho glossy que é simplesmente lindo mas este risca-se com imensa facilidade, o ecran também é bastante susceptível a riscos, no que toca a bateria têm uma duração bastante limitada, dura 7 horas no máximo, sem luminosidade nem som. O catalogo da PSP não é das melhores coisas que andam para aí, mas os jogos têm óptimos gráficos, melhores do que os da DS. No que toca ao preço, este é bastante elevado, a consola em si custa 179.99 euros mas para aproveitar o media center e para se gravar as saves dos jogos é necessário um cartão de memória, sendo o recomendado de 1 gigabyte, o preço do cartão de 1 giga é mais ou menos de 25.99 euros. Os jogos estão nos conformes dos preços normais, que variam de distribuidora para distribuidora mas o normal é 40 euros.

Agora a DS

A DS tem dois ecrans o de baixo é um touch screen, o facto de ter um touch screen deixou os videojogos voarem para outro nível de interacção e a consola tem excelentes títulos que tiram óptimo partido do touch screen. O catalogo da DS é uma coisa boa demais para ser verdade, a consola têm pelo menos uns 27 títulos que qualquer possuidor da consola deve pelo menos experimentar uma vez, a bateria da DS dura para umas 12 horas com a luminosidade ao máximo este tempo de duração pode ser aumentado ate as 18 horas se a consola tiver a luminosidade interna desligada. A DS tem uma slot para cartuchos do GBA, graças a isso é possível jogar jogos de GBA nela. Quanto ao design da consola, este é lindo, os ecrans estão protegidos contra riscos porque para jogar é necessário "abrir" a consola, a DS não têm um media center e o grafismo dos jogos não é muito bom, o ecran de baixo risca-se se não tivermos cuidado a jogar. No que toca ao preço a consola em si custa 149.99 euros e os jogos variam de preço mas o maximo é 40 euros.

Resumindo as duas são óptimas consolas: a PSP é mais um media center do que uma consola e a DS é uma consola para quem quer jogar a sério, creio que não há nenhuma vencedora pois como referi antes, não há nenhuma plataforma superior, cada uma tem os seus defeitos e qualidades, por isso escolhe a que mais gostas.

1 comentário:

Anónimo disse...

na minha opniao o psp é melhor que o ds, porque alem de ter algumas funcionalidades a mais, os graficos do psp superam claramente os do ds(comparacao de gráficos: DS/ps1=PSP/ps3)
o psp "desbloqueado" roda emuladores para aqueles que gostam de jogar outros video games.o preco dos jogos eu nem dou importancia, já que rodo iso's direto do memory stick.mas essa eh minha opiniao, cada um tem a sua.